A Pedagogia do Amor
Autor: Vicente Martins
professor de Lingüística da Universidade Estadual Vale do Acaraú
(UVA, Sobral, CE) e mestre em educação pela UFC
O educando, no processo de formação escolar, tem necessidade de amar e
compreender. Da mesma forma, o professor, no exercício de seu magistério, tem
necessidade de ser amado e ser compreendido.
Assim, a necessidade de amar do aluno e o desejo de ser amado do professor nunca
andam separados, são a base de uma relação fraterna e recíproca entre professor e
aluno.
Uma criança quanto mais sente que é amada, mais disciplinada estará para receber a
ministração das aulas. Onde não há reciprocidade, isto é, o amor do aluno para com
o professor e do professor para com seu aluno, não assimilação ativa, não há a razão
de ser da educação escolar: o desenvolvimento do educando como pessoa humana.
A nova Lei de Diretrizes e Bases da da Educação Nacional (LDB), a Lei 9.394,
promulgada em 1996 (BRASIL),trouxe as bases do que venho denominando, nos
meios acadêmicos, de Agapedia, a Pedagogia do Amor.
É a LDB que nos oferece os dois mais importantes princípios da Pedagogia do Amor:
o respeito à liberdade e o apreço à tolerância, que são inspirados nos princípios de
liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Ambos têm por fim último o pleno
desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania ativa e sua
qualificação para as novas ocupações no mundo do trabalho.
Na educação infantil, a Pedagogia do Amor torna possível o cumprimento do
desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico,
psicológico, intelectual e social, na medida em que o processo didático complementa
a ação da família e da comunidade.
No ensino fundamental, a Pedagogia do Amor se dá em dois momentos: no primeiro,
no desenvolvimento da capacidade de aprendizagem do educando, tendo em vista a
aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores e, no
segundo momento, no fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de
solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
No ensino médio, a Pedagogia do Amor se manifesta na medida que nós, professores
e futuros professores, aprimoramos o educando como pessoa humana, incluindo a
formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento
crítico.
Na educação superior, há lugar também para a Pedagogia do Amor. Ela se manifesta
no momento em que os professores estimulam o conhecimento dos problemas do
mundo presente, em particular, os nacionais e regionais. É a Agapedia que leva os
alunos à prestação de serviços especializados à comunidade e estabelece com esta
uma relação de reciprocidade.
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